COBRADOR - CBO: 5112-15

Riccelle Desenhos: "O cobrador de ônibus".
Geralmente a ocupação de de um cobrador de ônibus é caracterizada: em cobrar as passagens aos usuários, recolhendo a importância determinada pela distância a ser percorrida, para obter a quantia relativa ao serviço prestado aos passageiros pela empresa; examinar passes apresentados, verificando sua autenticidade, para evitar irregularidades e controlar o uso dos mesmos; apurar a arrecadação, efetuando levantamento da féria do período, comparando-a com o movimento de passageiros e registrando e apresentando o montante obtido, para possibilitar à empresa a contabilização; prestar informações gerais aos passageiros, instruindo-os sobre itinerários e locais de parada do veículo, para possibilitar a orientação dos mesmos; auxiliar o motorista em manobras e partidas do coletivo, indicando, com a campainha, o momento oportuno para ultrapassagens e embarque dos passageiros, para garantir maior segurança às operações.


Fonte: www.mte.gov.br



Atividade 1

Olá pessoal!
Com base no texto exponha de forma breve uma atuação profissional, próxima do ideal, de um cobrador de ônibus.
Período da atividade: 19 a 29 de junho de 2013.

Bons estudos!


Até logo.

Atividade 2

Com base em discussões na sala de aula, comente a participação de um cobrador de ônibus na produção de qualidade de vida das pessoas.

Período da atividade: 18 a 25 de julho de 2013.

Bons estudos!
Até logo.


PROVA ESCRITA


Olá pessoal!

No próximo dia 08 de agosto estaremos realizando mais uma etapa da avaliação do Jovem Aprendiz. Nesta etapa da avaliação acontecerá a prova escrita, que equivale (40/40). Nesta atividade estarão envolvidas as quatro turmas. O aluno que não realizar a prova na data marcada deve entregar um trabalho escrito até o dia 14 de agosto (valendo 20/20) acerca do assunto das páginas marcadas  (este prazo é sem prorrogação).
Segue lista de páginas para estudo da prova e/ou do trabalho:
01 a 06, 10 a 12 e 14 a 18.

Bons estudos.

Bruno Hercílio


Notícias:

No próximo dia 31/07 as turmas do jovem Aprendiz da manhã devem comparecer ao SENAT às 9h00m, para participarem do Workshop da turma de Recepcionista em Meios de Hospedagem (PRONATEC).
As turmas da tarde também terão seus horários modificados nos dias 31/07 e 01/08. Deverão comparecer ao SENAT às 15h00m, nestes dias, para participarem das apresentações das turmas de Auxiliar de Recursos Humanos e Auxiliar Financeiro (PRONATEC).

Até logo.

Bruno Hercílio

_______________________________

Momento à distância

Jovens Aprendizes do Transporte,

Nesta terça (13/08) as quatro turmas estarão à distância. Para a frequência deste dia, cada aluno, de forma individual, deve apresentar um trabalho baseado na página 10 da apostila (cabendo questionamentos de outras fontes). Produzindo uma lauda completa manuscrita e estando preparado para possíveis discussões em sala acerca do texto produzido. O aluno que não entregar o trabalho (14/08), automaticamente não terá confirmado sua presença do momento oportunizado à distância.

Até logo.
Bons estudos!


  


25 comentários:

  1. O cobrador deveria ser considerado profissão é não função, acho bastante útil um veiculo possuir um cobrador, ajuda bastante no trabalho junto com o motorista, há veículos que não tem cobrador é o motorista tem que fazer os dois trabalho ao mesmo tempo (dirigir e cobrar)isso era pra ser desconsiderado, exercer os dois trabalhos ao mesmo tempo ajuda na distração do operador ocasionando ate mesmo um acidente, durante o seu percurso de trabalho o cabrador passa por alguns constrangimentos mais isso é normal trabalhar lidando com o publico sempre há algum desentendimento, mais é uma função de bastante responsabilidade pois estar lidando com as finanças da empresa.

    Aluno(a): Vaneza Gomes.
    Turma: (D)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Bem, com base no texto e experiencia própria venho através desse comentário expor minhas opiniões sobre o assunto abordado.
    O cobrador de ônibus vem a ser uma ocupação importante dentro do transporte coletivo e pouco valorizada, por parte dos usuários como dos próprios cobradores, BOM ALGUNS DELES...
    Mais a importância dessa ocupação é na verdade atender o usuário com eficacia e gentileza proporcionando conforto e qualidade de trabalho.
    Na minha opinião é sim importante sua ocupação desde que seu trabalho seja valorizado pelo próprio cobrador, trabalhando assim um
    (BOM TRABALHO)...


    Jefferson Rocha
    Aspira

    ResponderExcluir
  5. Uma das funções que assemelha-se com a de cobrador de ônibus, é a de operador de caixa, pois lida diretamente com o dinheiro da empresa, exige do funcionário atenção, educação e paciência para poder fazer um atendimento eficaz , e no final do expediente o operador deve prestar contas do dinheiro a firma, assim como o cobrador.

    Aluna: Gabrielle Delfino
    Turma: D

    ResponderExcluir
  6. A função do cobrador não é só cobrar a passagem.Sua Jornada de trabalho envolve um grande número de atividades com muitas responsabilidades.O cobrador é uma referencia importante aos usuários(passageiros)que tiram dúvidas a respeito dos horários de partida e localização,já que não é seguro conversar com o motorista enquanto ele dirigi. Por esse e outros motivos eu acho que o cobrador era pra ser mas valorizado e ser uma profissão o seu trabalho!
    Aluna: Mª Helena (Leninha)
    Turma:"B"

    ResponderExcluir
  7. A função do cobrador de ônibus pra mim é uma das mais importantes na área do transporte , pois , ele é o cartão de visita da empresa, é o primeiro a ter contato com os passageiros e também uma fonte de informação para os mesmos, infelizmente muitos cobradores não dão o valor que esta profissão merece , até porque se eles não se derem o valor quem é que vai dar? precisamos sim de mais profissionais qualificados na função pra que possam passar mais confiança e segurança para todos os passageiros.

    Aluno : Sidrac Valério - turma A.

    ResponderExcluir
  8. A vida de um cobrador no DIA a DIA é muito corrida e também "perigosa", No transporte coletivo passa passageiros de todo tipo, nos temos como obrigação trata-los bem, Os passageiros com respeito e educação seja eles quem for, Temos que compre nossos horários DIA a DIA.
    Com tudo isso também temos que prestar conta do dinheiro arrecadado da empresa, Nos não temos dia dia da pascoa, natal, nem ano novo, pois esses dias estamos trabalhando, Aqui é manha, tarde, noite e madrugada!!
    ou seja não paramos!!


    NATHAN F. TURMA: A
    PROF...: Bruno

    ResponderExcluir
  9. com base no texto acima o cobrador e o principal funcionário encarregado de fazer a cobrança das tarifas e receber os usuários, a vida dele não e muito fácil tem que ter muita responsabilidade.
    cobrador não era pra ser função e sim profissão pq nos q carregamos todo o dinheiro da empresa nas costas todo dia e toda hora e não temos se que um dia de comemoração e os empresários se que dão valor a nos cobradores

    Wellington Alves
    turma C

    ResponderExcluir
  10. A função de cobrador não deve em nenhum momento ser desmerecida pois além de muito cansativa ela é muito perigosa pois age diretamente com o dinheiro o que acaba atraindo os ladrões e colocando em risco a vida do cobrador e até dos próprios passageiros.
    O cobrador deve ser mais valorizado pois é uma função pra poucos.

    BRUNA
    TURMA:C

    ResponderExcluir
  11. Aê prof Bruno aê o que eu acho sobre cobradoOR :Os cobradores de ônibus organizam e fiscalizam as operações dos ônibus e outros veículos de transporte coletivo como, condições de operação dos veículos, cumprimento dos horários, entre outros. Preenchem relatórios; preparam escalas de operadores; examinam veículos e atendem usuários. Agem na solução de ocorrências. Executam a venda de bilhetes em veículos, estações metropolitanas, ferroviárias e similares e administram valores.

    De Marcelo PortoO
    Para :Bruno Hercílio *-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

    ResponderExcluir
  12. A função de cobrador que era pra ser uma profissão, por que eles tem uma atividade na empresa muito importante são eles que recepciona,que estão sujeito a ser roubados tem de ser pacientes com as pessoas prestar atenção no dinheiro que entra e prestar conta na empresa,então tudo isso tinha de ser reconhecido.
    Quiara
    Turma B

    ResponderExcluir
  13. A função de cobrador e ônibus é muito importante pois possibilita para o cliente um bom atendimento como tira duvidas de passageiros. Os passageiros deveriam ter mais respeito com os cobradores pois sem eles ficaria mais dificio ter uma boa viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mensagem de cima é minha
      Aline Cavalcante
      Turma :B manhã

      Excluir
  14. A funçao de cobrado e um trabalho muito descriminado, pq
    as pessoas n valoriza a funçao q e perigosa pq dar muitos assaltos
    e uma funçao q tem q ser valorizada pois e um trabalho como
    qualquer outro.
    Alana Cavalcante
    Turma (B)

    ResponderExcluir
  15. BOM DIA

    Bom fala desse modulo é querer entender porque o cobrador não é profissão e sim uma função .
    não gostei de descobrir essa essa verdade . bom minha verdade é que cobrador é um profissional que deveria ser mas considerada. bom é o que eu penso ....

    Jeanny Araujo

    ResponderExcluir
  16. Formação necessária para ser Cobrador de Ônibus

    O acesso a essas ocupações requer o Ensino Fundamental, exceto para o bilheteiro (estações de metrô, trens e assemelhadas) cujo pré-requisito é Ensino Médio.


    De: Sérgio Pereira
    Para: Bruno Hercílio

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal!

    Leiam o início desta página.
    Agora temos uma nova atividade.

    Estou gostando das participações de vocês.
    Continuem assim. Claro, sabendo que podem melhorar.

    Até logo.

    ResponderExcluir
  18. o cobrador pode ajudar muito as pessoas por exemplo como uma pessoa disposta a escultar pode tambem se o passageiro permitir da dicas, ajudas , informações , cronogramas , muitas coisas o cobrador ver de tudo em seu dia-dia muitas pessoas contam poplemas , sobre si mesmo muitas coisas por isso tem um papel muito importante na sociedade e na qualidade de vida ajudando mais e mais a população .




    Artur Pedro / Turma ( B )

    ResponderExcluir
  19. O cobrador deve prestar bastante atenção na locomoção dos passageiros e orientá-los sobre os destinos do ônibus.

    Geanderson - turma: C.

    ResponderExcluir
  20. Para melhoria de qualidade de vida para as pessoas, um bom atendimento colaborativo, ajudando as pessoas na hora necessária, dando uma saudação dependendo da hora quando se depara com as pessoas, isso irá melhorar na qualidade de vida das pessoas e do próprio funcionário.

    Geanderson - turma: C.

    ResponderExcluir
  21. O cobrador e uma função muito desvalorizada pelos usuários de transporte publico e donos de empresa pois e ele que e a porta de entrada da empresa ele que mexe com a maior parte do dinheiro que vai pra empresa ajuda o motorista a fecha e tambem a da manobras no carro e etc .
    No dia dia sem o cobrador as pessoas nao iriam ao trabalho passeia e etc ,alem disso o dia dia do cobrador e muito arriscado pois e muito visado pelos ladroes, e muito assaltado cobrador alem dos passageiros que as vezes querem bater e etc.

    Aluno: Weverton A. D. Turma: A

    ResponderExcluir
  22. Tudo isso tem como objetivo investir na capacidade dos colaboradores, que Os Cobradores são os pilares do transporte coletivo urbano em João pessoa. As viações buscam assim, ser empresas modernas, que buscam a melhoria da produtividade, focando no melhor caminho a seguir: a valorização das pessoas e, consequentemente, mais qualidade de vida para todos os que estão envolvidos no processo de trabalho urbano , alcançando indiretamente os usuários.

    Aluno : Alex Gomes Turma : c

    ResponderExcluir